domingo, 20 de maio de 2012

Teatro: «O dia do Santo»

Fui ver na passada quinta-feira «O dia do Santo» de John Whiting com a tradução do texto feita por Fernando Villas-Boas do Teatro Experimental do Porto.

Se estiverem interessados em ver, está até o dia 10 de Junho no Auditório Municipal de Gaia.Deixo, em seguida, o resumo da peça:

«O dia do santo decorre no dia 25 de Janeiro, aniversário da reconversão de São Paulo. Paul Southman é um velho artista, um escritor, que se exila com o seu criado, a neta e o seu marido, um pintor, no campo, depois de ter escrito um polémico ensaio defendendo “A abolição da palavra impressa”. Vivem junto a uma aldeia com a qual têm as mínimas relações. Esperam um jovem que vem buscar Paul Southman para um jantar em sua homenagem, em Londres. Entretanto chegam notícias que três antigos soldados se escaparam de uma prisão. E tudo começa a arder. É isto o que acontece quando os artistas vão para o campo? É isto que acontece aos artistas quando “ficam deitados / calados / a esperar / o que acontece”, como a nêspera do Mário-Henrique Leiria?”»

1 comentário:

Atena disse...

Estou a fazer uma antologia poética para a disciplina de literatura portuguesa. Os temas são à nossa escolha e uma das temáticas que escolhi foi a vida, mas os poetas portugueses são um pouco tristonhos...